top of page

Comissão Parlamentar Especial do Transporte faz sua primeira reunião

A Comissão Parlamentar Especial de acompanhamento do transporte público de Balneário Camboriú, presidida pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), fez sua primeira reunião na tarde desta última segunda-feira, dia 02 de outubro. Entre as deliberações está a convocação do diretor-presidente do BC Trânsito, Ricieri Ribas, e do Nilson Luiz Scher, representante do BC Coletivo (PGTur) para esta quinta-feira, dia 06.


Com o objetivo de mediar e acompanhar as negociações entre poder executivo e a empresa PGTur, que tem a concessão do transporte público na cidade, a CPE discutirá temas relativos ao transporte público municipal, como o subsídio, que busca equilibrar os custos do transporte e evitar o aumento do valor da passagem, modelo já adotado por várias prefeituras do Brasil como a de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.


Segundo dados do IBGE (2019), em média 18,1% do orçamento familiar são destinados a transporte, enquanto 17,5% da renda são utilizados para a compra de alimentos.


Será discutido também pela comissão novas linhas e horários, uma demanda que vem sendo tratada junto da comunidade e dos estudantes. “A pauta da mobilidade, do transporte público é algo que eu discuto há muito tempo, bem antes de ser vereador na nossa cidade. Sempre busquei utilizar o transporte público. Usei muito quando ia pra faculdade, na Univali de Itajaí, e para ir trabalhar, quando morei fora do país. Sei que é possível ter um transporte de qualidade e com uma tarifa justa, e é isso que vamos apresentar a cidade” afirma Eduardo Zanatta.


O trabalho da comissão é de até 90 dias e resultará em um relatório, com data prevista para ser apresentado no dia 12 de dezembro, contendo tudo o que foi apurado pela CPE, através de audiências com gestores, pesquisadores, entidades do terceiro setor e movimentos sociais, além de proposições para a melhoria do transporte público municipal.




5 visualizações0 comentário
bottom of page