top of page

Projeto do vereador Eduardo Zanatta, que declara Patrimônio Cultural Imaterial a cultura Hip Hop em Balneário Camboriú, é aprovado

Na sessão desta terça-feira (07), foi aprovado o projeto de lei do vereador Eduardo Zanatta (PT) que torna a cultura hip hop de Balneário Camboriú Patrimônio Cultural Imaterial do município, reconhecendo as representações, expressões, conhecimentos e técnicas, assim como os instrumentos e lugares culturais associados à cultura hip hop.


“O projeto começou a ser construído no ano passado, junto com a Associação de Hip Hop de Balneário Camboriú e diversos artistas, como MCs, DJs e grafiteiros que contribuem tanto com a nossa cidade. No ano passado, o movimento hip hop completou 50 anos de história, e o nosso projeto vem para fortalecer a construção de políticas públicas, através do reconhecimento e valorização como Patrimônio Imaterial do Município. Não é reconhecer somente os MCs, DJs, o pessoal do breaking e do grafite, mas é valorizar a juventude que constrói, participa e faz Balneário Camboriú acontecer com arte, cultura e resistência. Essas expressões culturais e artísticas são marcantes, muitas vezes marginalizadas, mas estão no dia a dia da nossa população. Por onde andamos na cidade vemos arte urbana, e somos o município que tem hoje o grafite mais alto do mundo. Além do grafite, nós temos as batalhas, como da Tamandaré, da 10 e da Passarela, que levam conhecimento e debate para vários pontos da cidade”, afirma o vereador Eduardo Zanatta.

Com o projeto, elementos como o breaking, o grafite, o rap e o DJ, e manifestações artísticas como a batalha de MCs, o SLAM, o conhecimento, o beatbox passam a ser oficialmente reconhecidos, passo fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas específicas.


“Essa é uma história que em Balneário Camboriú teve início nos anos 90 e que está presente até hoje, ocupando praças, viadutos e passarelas. Agradeço a todos e todas que pavimentaram o caminho do Hip Hop para que estivéssemos aqui, aprovando esse projeto que reconhece a nossa cultura na cidade, seja através da batalha, do grafite ou das demais formas de manifestações artísticas”, diz Dente MC, Presidente da Associação de Hip Hop de Balneário Camboriú.

O projeto aprovado na Câmara de Vereadores segue para sanção do prefeito.





6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page