O vereador Eduardo Zanatta (PT), de Balneário Camboriú, foi convidado para moderar um painel de destaque durante o G20 Social, evento que reúne as maiores economias do mundo e que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024. O convite partiu de organizações internacionais, como a Progressive International e a UNCTAD — Órgão das Nações Unidas voltada para temas como comércio e desenvolvimento —, que consideraram o papel do parlamentar em discussões globais e sua atuação em prol da cooperação internacional.
O painel contará com a participação de políticos, como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o economista da UNCTAD, Piergiuseppe Fortunato; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, além de acadêmicos e líderes da sociedade civil. A pauta abordará temas chaves da agenda do G20, incluindo crescimento inclusivo, justiça econômica e desenvolvimento sustentável. O G20 Social antecede a reunião de líderes do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro. Nesta ocasião, chefes de Estado e de Governo de 19 países, além da União Africana e da União Europeia, irão consolidar acordos negociados ao longo do ano e debater soluções para desafios globais.
Em Balneário Camboriú, o vereador Eduardo Zanatta se destaca por sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável. Ele é autor da emenda à Lei Orgânica do Município que incluiu as mudanças climáticas como eixo central das políticas públicas. Ele também apresentou o projeto de lei "BC 2030", que adota os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como diretrizes para a formulação de políticas municipais. Agora, o vereador destaca que está desenvolvendo um projeto de lei voltado à compensação da emissão de carbono na construção de grandes empreendimentos, ouvindo construtoras, trabalhadores, ambientalistas e a comunidade.
O vereador Eduardo Zanatta defende a necessidade de ações concretas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. “As cidades precisam de um plano de ação climática claro para proteger a população de enchentes, deslizamentos e calor extremo. É fundamental que os governos, em todos os níveis, assumam essa responsabilidade”, destacou o vereador.
“O G20 tem um papel importante na formação da agenda global para um futuro mais justo e sustentável, e também na mobilização de recursos e conhecimentos para enfrentar os desafios globais de forma eficaz. O desenvolvimento econômico sustentável precisa acontecer de forma inclusiva e não pode ocorrer às custas das futuras gerações”, finaliza o vereador Eduardo Zanatta.
Comentários