top of page

VEREADOR EDUARDO ZANATTA COBRA USO DE DISPOSITIVOS DE GRAVAÇÃO PARA GUARDA MUNICIPAL

O vereador Eduardo Zanatta defende desde o ano passado que a prefeitura de Balneário Camboriú implemente um programa de Smart Policing, com dispositivos de filmagens, que são acoplados aos uniformes dos guardas municipais, e assim, garantir maior transparência nas ações policiais.

“Estamos desde o ano passado, após o caso de agressão na Casa do RAP, batalhando para que a prefeitura implante na cidade as câmeras nos coletes dos guardas municipais. A Polícia Militar do nosso estado já adotou e uma pesquisa comprovou a diminuição em 61% do uso da força policial em suas operações, como contato físico e algemas”, explica o vereador.

O caso mais recente, registrado, de possível abuso de poder da guarda municipal, aconteceu no último dia 28 na casa noturna The Grand em Balneário Camboriú. O gabinete do vereador Eduardo Zanatta já protocolou pedido de informação para a apurar o que houve naquela madrugada. “Queremos ouvir a versão da guarda pois, pelas filmagens divulgadas, o proprietário do estabelecimento estava apenas conversando com as autoridades quando foi surpreendido, covardemente, pelo spray de pimenta nos olhos”, relata o vereador.

O caso deixa evidente a importância da implantação da tecnologia. “Se já estivesse com o equipamento de filmagens no uniforme da guarda da nossa cidade, não existiria tanta demora e burocracia para apurar o que houve naquela madrugada. As câmeras individuais aumentam a transparência das operações, protegem os agentes de segurança de falsas acusações e aproximam a comunidade das ações da guarda”, finaliza o vereador.

15 visualizações0 comentário
bottom of page