top of page

VEREADOR EDUARDO ZANATTA LUTA CONTRA DECRETO QUE INVIABILIZA O TRABALHO DOS CATADORES

O vereador Eduardo Zanatta participou nesta semana de uma reunião com a secretária de meio ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloisa, com objetivo de debater sobre o decreto que inviabiliza o trabalho dos catadores de lixo reciclado da cidade.

“No ano passado já havíamos protocolado um pedido de informações para a secretaria do meio ambiente e para a secretaria de inclusão social para entender qual a política de reciclagem, quantos catadores participam do processo e fomos surpreendidos com a informação que são mais de 100 trabalhadores que dependem da coleta para sustentar a família”, relata o vereador.

O número de catadores cadastrados no sistema era em torno de 180 pessoas cadastradas e 118 são de Balneário Camboriú, o decreto não estipulou uma alternativa para essas famílias que durante a pandemia perderam, talvez, a única oportunidade de emprego.

“Estamos tirando o emprego de 118 pessoas que, com certeza, sustentam suas famílias através da coleta de material e não foi pensado numa alternativa de renda para essas pessoas. No meio de uma crise que o país, e o mundo, tentam se reerguer, o executivo deixa essas famílias sem opções de sustento. Os catadores atuam como agentes ambientais, tem previsão na legislação, não podem ser confundidos com moradores de rua ou criminosos. Isso é preocupante”, finaliza o vereador.

52 visualizações1 comentário

1 comentário


pstodolfo
28 de mar. de 2022

Estamos juntos!

Curtir
bottom of page