O encontro reúne lideranças políticas, pesquisadores e representantes da sociedade civil do Brasil e do mundo para debater as mudanças climáticas.
O vereador Eduardo Zanatta (PT), de Balneário Camboriú/SC, foi convidado pela Plataforma CIPÓ para integrar a comitiva brasileira que estará na 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“As cidades devem atuar com um plano de ação climática claro para proteger a população de enchentes, deslizamentos e calor extremo, por exemplo. Nós construímos com entidades, como o Comitê ODS, o projeto de lei BC 2030, para que o governo municipal considere os 17 ODS no planejamento econômico, social e ambiental. É uma agenda política clara, com objetivos e metas, para nortear o desenvolvimento sustentável da cidade. Nós também aprovamos uma emenda à Lei Orgânica do Município que tornou a preocupação com as mudanças do clima como eixo central nas políticas públicas de Balneário Camboriú. É hora de agir, imediatamente, e a decisão passa pelos prefeitos, governadores e chefes de Estado presentes aqui na COP”, diz o vereador.
Eventos Climáticos
O impacto das mudanças climáticas nas cidades estão cada vez mais visíveis, como comenta o vereador: “Nós acompanhamos uma série de eventos climáticos extremos, no último mês, em Santa Catarina e no Brasil. Foram enchentes aqui no estado, o aumento das temperaturas, com sensação de 55°C no Rio de Janeiro, e estamos vendo o Amazonas enfrentando uma seca severa, com o Rio Negro alcançando o pior marca em 121 anos. As mudanças climáticas são uma realidade e precisamos, enquanto parlamentares, estar empenhados para fazer o enfrentamento e mitigar os impactos”, afirma o vereador Eduardo Zanatta.
Emenda à Lei Orgânica e projeto de lei “BC 2030”.
O vereador Eduardo Zanatta é autor da emenda que insere as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável como eixos centrais na Lei Orgânica do Município. A iniciativa busca prevenir os impactos das mudanças climáticas em Balneário Camboriú, como enchentes e tempestades, além do desmatamento. Ele também protocolou o projeto de lei "BC 2030", que institui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como diretrizes para a elaboração de políticas públicas no município e indicou a adesão de Balneário Camboriú ao C40, uma rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que estão unidos em ação para enfrentar a crise climática.
A principal mensagem da participação brasileira na COP 28 é “Brasil unido em sua diversidade a caminho do futuro sustentável”.
Commentaires