top of page

Vereadores fiscalizam estação de captação e tratamento de água da Emasa

Os vereadores André Meirinho (Progressistas), Eduardo Zanatta (PT) e Patrick Machado (PDT) estiveram nesta terça-feira (21) na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), onde é captada a água do Rio Camboriú, e na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). O biólogo e presidente do Instituto Ideia, Cristiano Voitina, também esteve presente nas visitas.


“Em função do dia mundial da água, comemorado no dia 22 de março, decidimos fazer essa ação de fiscalização nas estações, acompanhar todo o processo e também conversar com os servidores sobre as demandas de trabalho e necessidades de investimentos. Há uma lei aprovada na Câmara , de minha autoria, que institui a política de segurança hídrica e desenvolvimento sustentável, que inclui estratégias setoriais sobre demandas de água para abastecimento, despoluição hídrica, drenagem pluvial urbana e medidas de prevenção e mitigação de desastres, debatendo a importância de garantir água em quantidade e qualidade adequada para atender às demandas da cidade. O abastecimento de água é um dos grandes desafios, que precisam ser garantidos para os próximos anos”, explicou o vereador André Meirinho.


"A ação de fiscalização foi extremamente importante porque a água potável e o saneamento são debates que o nosso mandato faz na cidade. A nossa comunidade tem o direito de ter uma água de qualidade, e por isso fomos verificar a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), local que capta a água do Rio Camboriú, que posteriormente é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA). O que pudemos constatar é a necessidade de ampliação e investimentos, principalmente na estação de captação que está operando com uma estrutura defasada. Na Estação de Tratamento, que hoje operava com uma vazão de 900 litros por segundo, mesmo fora da temporada, e tem capacidade máxima de 1200 litros por segundo, é urgente a ampliação da capacidade para não ficarmos sem água durante o verão. Vou trabalhar para isso, e a pauta da água é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um compromisso assumido por mim enquanto vereador, assim como a necessidade de planejarmos a captação de água de forma integrada com a nossa vizinha Camboriú. Nós precisamos proteger os recursos hídricos, promovendo a captação sustentável da água e evitando desperdícios, além de estar comprometidos com a preservação e utilização consciente, adotando práticas que garantam a sua disponibilidade e qualidade para as gerações presentes e futuras", comentou o vereador Eduardo Zanatta.


"Essa visita foi extremamente valiosa para observar todo o processo desde a captação até o tratamento da água e ver todo o rigor com o qual são realizados esses processos. Apesar das estações precisarem de melhorias e serem modernizadas, os técnicos efetivos garantiram que a água está sendo tratada de maneira adequada. Esse tipo de ação é uma boa forma de demonstrarmos à população, que arca com as taxas que está recebendo um serviço de qualidade.


Texto e fotos: Kattiúcia Villain e Vitor Serpa




2 visualizações0 comentário
bottom of page